segunda-feira, 6 de junho de 2011

Natal e transtornos do espectro do autismo

Natal e transtornos do espectro do autismo

Por Adriane Michely
Natal pode ser um momento emocionante e divertido, mas também podem ser estressante. Pessoas com autismo podem ficar confundidos ou perturbados por todas as novas atividades em casa no Natal, e isso pode ser preocupante para o resto da famí­lia. Esta seção fornece dicas e orientações  durante o período festivo.
Preparação
Conforme se aproxima o Natal, você pode querer destacar este perí­odo de férias em famí­lia ou do calendário da criança. Sugerimos que você verifique se a escola começou a trabalhar sobre o Natal e, talvez, você poderia introduzir a idéia em um momento similar. Isso ajudará a garantir a coerência. No entanto, se esse perí­odo não deixa tempo de preparação suficiente para o seu filho, então você deve ajustá-lo conforme o caso.

Você pode querer enfatizar o Natal no calendário. Ou você pode querer indicar quando o ano letivo termina e começar outra vez, para mostrar que a criança vai ficar em casa durante este período. Você pode nomear este mês do calendário: Tempo de Natal. Assim, vai ajudar seu filho a preparar-se para o tempo passado longe da escola e, portanto, a mudança na rotina. Você pode começar a conversar com seu filho sobre "Tempo de Natal" e o que isso significa. Estas informações serão diferentes para cada famí­lia. Você poderia produzir uma cartilha sobre o Natal com fotos de itens relevantes, a ávore de Natal, por exemplo, os tipos de decorações que você usa e os alimentos que você pode comer. No entanto, lembre-se que, se seu filho é muito literal você precisa ter cuidado, pois podem ficar ansiosos se o Natal não parece exatamente como as fotos.

Em seu calendário você pode marcar o dia que você vai comprar e para colocar a árvore de Natal e decoração, assim como quaisquer outras alterações que irão ocorrer. Não se esqueça de incluir o dia em que parentes ou amigos chegarão. Embora muita coisa pode mudar durante esse tempo, é importante continuar a rotina de seu filho, em certa medida.

Você deve incluir o seu filho com um Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de Natal. Você pode querer levá-los para comprar a árvore e as decorações, ou mostrar onde eles estão guardados na casa antes de montá-los. Pedir ajuda para decorar a árvore pode estimular a interação, e sua criança ficará muito feliz em poder ajudar. Além disso, vai ajudar seu filho a se familiarizar com esses itens, mesmo se viu no ano anterior. Esperamos que possa impedir qualquer reação negativa a esses itens novos que estão sendo colocados em um ambiente familiar.

Se seu filho não quer ser incluí­do, então talvez queira dar-lhes um trabalho especial para fazer no qual ele possa se concentrar. Isto pode ajudá-lo a se sentir incluído e menos preocupado com as mudanças ao seu redor. Você pode até querer decorar a casa durante alguns dias se a criança encontra resistência na mudança. Por exemplo, você pode colocar a árvore em posição, deixá-lo por alguns dias e depois começar a decorá-la, acrescentando todas as decorações da casa mais tarde.

O CORA deseja a todas as famílias um feliz Natal e um prospero ano novo!

2010 foi o ano do surgimento do CORA e 2011 promete! Em breve estaremos com nossa sede de atendimento entre muitas outras novidades.

A Campanha do diagnóstico precoce foi um sucesso! A parceria com universidades escolas, e clí­nicas foi de suma importância para a disseminação da informação sobre autismo.

Mais uma vez muito obrigada!

São os votos sinceros das mães do CORA

Adriane Michely: Presidente do CORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário